A Microsoft tem divulgado em canais de tecnologia sobre o fim do suporte e atualizações para o Windows 7, que ocorrerá no dia 14 de Janeiro de 2020. Nós da CCSTI achamos por bem fazer o mesmo, com intuito de alertar não só nossos clientes mas também a todos aqueles que atingimos com nossos meios de comunicação.

O motivo da Microsoft alegar o fim do suporte ao Windows 7 é por uma questão contratual e assim focar seus esforços em melhorias com sistemas mais novos.

Desta mesma forma ocorreu com as versões anteriores, como exemplo, Windows XP e Windows Vista. Quando você, usuário, adquiri um sistema operacional da Microsoft, geralmente como todos, nunca lemos o contrato completamente, nele há uma cláusula onde informa que suporte a atualização do sistema adquirido é de 10 anos.

A regra não muda muito para outras empresas fornecedoras de Sistemas operacionais ou softwares, a Apple também tem ciclo de vida de suporte e atualização de seus sistemas operacionais de 10 anos, assim como o Android, Linux e por aí vai.

O problema em não atualizar seu sistema operacional, que consiste em perder suporte e atualização, se deve pelo fato de o mesmo ficar vulnerável a falhas de segurança e vírus, mesmo que você possua um Anti Vírus atualizado.

Softwares como Anti Vírus, Pacote Office entre outros, também não terão mais a garantia de pleno funcionamento e segurança, que é dada pelos fornecedores desses programas. Sim, o sistema operacional e softwares instalados continuaram funcionando, o problema é o suporte a todas as possíveis eventualidades, que não será mais oferecido.

Sobre atualizar o sistema operacional para um novo sistema operacional o qual se tem suporte e atualização é extremamente recomendável, mas para isto se faz necessário ter certeza que o computador é compatível, por exemplo: Você possui o Windows 7 e por causa do fim do suporte e atualização você é uma pessoa precavida e não quer correr riscos, resolve adquirir o Windows 10 e fazer aquele UPGRADE de sistema em seu computador. Na teoria você está correto, na prática talvez você tenha algumas dificuldades como compatibilidade de hardware, podendo assim perder dinheiro em uma compra equivocada. Neste caso recomendamos que seja visto com seu técnico profissional a melhor forma de fazer o upgrade, em muitos casos provavelmente a compra de um dispositivo novo (computador, notebook etc…) é mais certeiro.

Agora que você já sabe que o fim do windows 7 está próximo, o melhor é já se organizar em providenciar a migração e evitar qualquer transtorno.