MSP (Managed Service Provider) ou Provedor de serviços gerenciados, consiste em um modelo de empresa de serviços em T.I que executa a gestão de recursos dos ativos de informática, monitoramento preventivo, apresenta soluções tecnológicas entre diversos serviços em informática.
Um dos principais objetivos do modelo de MSP (Managed Service Provider) é garantir a total disponibilidade de serviços de T.I para o cliente.
Como MSP’s funcionam?
MSPs fornecem serviços principalmente para pequenas e médias empresas que não possuem uma equipe de TI interna, ou que queiram profissionalizar os atendimentos de informática nos seus negócios. Por exemplo, uma clínica médica, vai utilizar os computadores para gerenciamento de dados, registros de consultas, financeiro, bem como a comunicação na rede interna e acesso à internet nos computadores de seus colaboradores.
Esta clínica provavelmente não precisa de um funcionário de TI em tempo integral, porém precisa total disponibilidade dos serviços em pleno funcionamento. A MSP mesmo não estando presente, monitora e gerencia todos estes ativos de T.I para que a clínica fique em funcionamento.
O trabalho da CCSTI é de um MSP?
A CCSTI é uma MSP, oferecendo serviços além do gerenciado. Isto quer dizer que o leque de serviços da CCSTI é bem diversificado, com foco para cada cliente e suas particularidades. Por exemplo: A CCSTI tem serviço de PABX IP em nuvem, um serviço que os tradicionais MSPs não oferecem e uma modalidade que atualmente tem uma demanda alta solicitada por empresas que querem ter seus funcionários “híbridos”, trabalhando em casa ou no escritório e assim manter a comunicação de forma setorizada.
Serviços como acompanhamento de projeto de infraestrutura lógica, quando empresas reformam seus ambientes de trabalho, mudam-se ou é um novo negócio que precisa de infra de redes de computadores. A CCSTI acompanha desde o projeto até a execução da obra.
Qual o futuro do MSP?
Todas as grandes empresas do mundo são extremamente dependentes de tecnologia para o seu funcionamento e, cada vez mais, as médias e pequenas organizações também já não podem mais atuar sem um ambiente de TI funcional.
Sobretudo, isso independe do local em que está instalada a empresa ou seu ramo de atuação. É praticamente impossível manter-se competitiva sem a utilização de recursos de tecnologias para o gerenciamento de informações e apoio aos setores de produção de uma empresa.
Por conta disso, podemos esperar que, em um futuro próximo, não haja lugar no mercado para prestadores de serviços que não estejam alinhados com uma filosofia de MSP. Para aproveitar essa nova onda de demandas do mercado, seu negócio deve atender a três pontos básicos:
- atualizar-se com as tendências de TI atuais do mercado;
- adotar ferramentas e soluções em nuvem;
- entender que os dispositivos móveis, as mídias sociais e o cloud computing fazem parte da nova realidade da TI hoje.
Portanto, agora que você já sabe o que é MSP e como esse novo conceito já está alterando as relações entre prestadores de serviços e clientes, é hora de começar a repensar o seu negócio e considere a CCSTI seu MSP ( Provedor de serviços gerenciados ) de confiança.