O Brasil é o segundo maior mercado de WhatsApp no mundo. O aplicativo está presente em 99,2% dos smartphones nacionais. Além disso, houve um aumento no uso do app nos últimos seis meses, subiu de 85% para 88% a proporção de seus usuários que abrem o WhatsApp todos os dias. Informações do site de pesquisas Panorama Mobile Time / Opinion Box

Os números são impressionantes e levam a dúvida do empresário de qual versão do WhatsApp seria melhor de utilizar, já que há algumas variações.

As Variações

WhatsApp tradicional. Instalado como aplicativo no Smartphone e com a necessidade de um número de telefone móvel para funcionar. Essa versão atente muito bem para uso pessoal, mas para uso comercial ele tem suas limitações. Não há o recurso das Ferramentas Comerciais. Lá você encontra a configuração do Perfil Comercial; Catálogo; Anúncios; integrações como a do Facebook  e Instagram; Mensagens de saudação; de ausência e de respostas rápidas. Assim nos leva a outra versão.

WhatsApp Business. Aplicativo também instalado nos smartphones muito semelhante ao tradicional, porém com diversos recursos comerciais. Pode ser sincronizado com até 4 telas simultâneas e o principal de “graça”. Sim, digitei a palavra graça com aspas, porque todos sabem que nada é de graça hoje em dia.

Ambas as versões ainda contemplam com a possibilidade de utilização via navegador WEB. Caracterizamos como versão WEB da ferramenta.

WhatsApp WEB. Conforme acabei de informar. Você utiliza sincronizando via QR Code no aplicativo do WhatsApp Tradicional ou o Business com o link  – https://web.whatsapp.com/ .

Essa versão WEB tem suas limitações, porém ela junto com a versão sincronizada do Business possibilita a utilização em até 4 telas simultâneas. Tornando ela é a mais usada nas empresas.

Você achou pouco 3 versões? Então segue para a versão de número 4. WhatsApp Business API.

A versão WhatsApp Business API, consiste em uma versão que não depende de um smartphone para funcionar. Apenas um número é necessário  para o registro nos servidores da META (FACEBOOK).

As Vantagens

Você torna o numero WhatsApp oficial com selinho de certificado; não corre risco de lotar a memória do smartphone; tira a necessidade de você ter que modernizar seu aparelho de celular a cada certo tempo para acompanhar a evolução do sistema operacional;  não corre o risco de parar o funcionamento por falta de bateria;  não corre o risco de ter sou numero WhatsApp roubado por malandros que tentam através de mensagens enganar você capturando o código de validação do WhatsApp; enfim realmente excelente para uso comercial se não fosse os custos.

Os Custos

Os custos são por mensagem enviada, além é claro de ter que pagar para desenvolver o software que integra a API ao sistema de chat que você criar, ou caso não queira desenvolver, poderás pagar por uma plataforma que já tem isso pronto.

Essa quarta opção então seria a versão PAGA do WhatsApp.

Alternativas

Existe ainda uma alternativa nas plataformas pagas, onde a vantagem é não ser tarifado por mensagem.  No caso você perde algumas validações como o selinho do certificado oficial do número de WhatsApp, mas pagaria apenas a plataforma mensalmente fixa. Seu funcionamento é via sincronização do QR code do WhatsApp, da mesma forma que você faria para sincronizar a versão WEB.

Além do custo se torna menor, tem funcionalidades de colocar chatbot. São robôs que ajudam a filtrar o primeiro contato com o cliente já direcionando para o atendente/agente do setor responsável da empresa por exemplo. Dependo da ferramenta, há outras integrações como e-mail; chat do site; chat do instagram; chat do facebook; chat do tik tok; entre outras redes sociais. Facilitando e centralizando o canal de atendimento da sua empresa.

Desvantagem dessa alternativa é a dependência de um smartphone para funcionar.

Observação importante é que independente da versão paga de utilizar a API oficial ou sincronizada WEB, muitas plataformas cobram também por Agente/Atendente.

Conclusão

Cada empresa tem seu processo, tornando as verões de WhatsApp flexíveis na melhor escolha. Nós da CCSTI concluímos que se for investir no canal de atendimento para sua empresa na questão do WhatsApp, inicie investindo na Opção paga alternativa e não pela API Oficial. Assim você já consegue ter um termômetro do que vai precisar mais para frente e já estará com meio caminho pronto para mudar para API Oficial.

Observação para quem for utilizar a API Oficial, pois alguns segmentos do mercado. Sito o exemplo de Farmácias. A META (FACEBOOK) tem uma rígida política de aceitação dependendo das características de como pode estar cadastrado seu negócio. Conforme exemplo das Farmácias, 99% das vezes a META não aprova a solicitação da certificação,  pois em sua característica de negócio consta como DROGARIA nas informações. A META não permite negócios de DROGARIA em suas redes sociais.

Dica boa: A CCSTI gerencia a T.I da sua empresa e tem a expertise na escolha da versão ideal do WhatsApp para o seu negócio. Solicite um orçamento de contrato de gerenciamento.