O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais.

Pois bem, esse é o conceito mais simples, mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso dos seus clientes, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1.

Vamos explicar aqui o que isso significa. Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.

É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja feito, poderão ocorrer falhas nos momentos em que o técnico de tecnologia da informação ou a empresa de suporte mais precisem, que é a de restauração de dados do cliente.

O processo de backup é aquele em que você tem a certeza da restauração de dados dos seus clientes, e para que isso ocorra, é preciso fazer quantas verificações forem necessárias.

Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados. Infelizmente as empresas não veem tanto valor apenas na cópia dos dados, mas sim no seu retorno.

Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.

Por exemplo, considerando que, normalmente, o backup de dados de um certo cliente tem a duração de uma hora e, em um certo dia, demorou cerca de três para ser concluído, ainda que os dois processos tenham sido realizados com sucesso, se faz necessário identificar o porquê da realização com duas horas a mais.

Assim, o prestador de serviços gerenciados não pode apenas se basear na verificação de que o backup foi concluído, mas deve também analisar tudo o que aconteceu durante o backup, por meio do gerenciamento, para que as três horas não se transformem em oito em uma próxima ocorrência, deixando o processo cada vez mais inviável ou defasado.

Principal motivo para fazer o backup gerenciado é que somente o backup gerenciado garante a restauração total dos dados de uma empresa.

Risco de não fazer o backup gerenciado é a incerteza de que o backup que será restaurado estará integro, pois somente após restaurado saberemos se os documentos estarão funcionado ou não.

A CCSTI fornece soluções de backup gerenciado em nuvem, uma forma de garantir aos seus clientes mais segurança e confiabilidade. Faça um contato com a gente, tenha mais confiabilidade e segurança com o backup gerenciado em nuvem da CCSTI.